6ª Etapa Circuito Minas Gerais

Aconteceu no último dia 12, sábado, na Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria a 6ª e ultima etapa do Circuito Minas Gerais de Xadrez Rápido 2016. Evento organizado pela Academia Araxaense de Xadrez e Liga de Xadrez e Damas do Alto Paranaíba que teve apoio das empresas locais Sorveteria Moranguinho, Restaurante São Grill, Papelaria Central e Gráfica Central. Nesta etapa tivemos a participação de 41 jogadores representando as cidades de Araxá, Patos de Minas, Patrocínio, Itaúna e Divinópolis.

Após as 7 rodadas o xadrez araxaense conquistou os três primeiros lugares com João Paulo Lacerda Gonçalves (6,5 pontos), seguido por Clayton do Nascimento (5,5 pontos) e Vítor Amorim Froís (5,0 pontos). A campeã desta etapa foi a atleta do CEFET Araxá Sabrina Guimarães Leite.

Ao termino desta 6ª e ultima etapa tivemos mais 5 classificados para grande final em dezembro na cidade de Patos de Minas, são eles, Clayton do Nascimento (Araxá), Heron Virtebre Debique Souza (Itaúna), Mairon Gontijo Silva (Divinópolis), Sidney Luciano Marques Ribeiro (Araxá) e SGT Marco Antonio Gonçalves (Araxá). Todos participantes desta etapa foram pontuados nos Rankings Rápido Regional SLX (Superliga de Xadrez do Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas) e Nacional LBX (Liga Brasileira de Xadrez).

O Circuito finaliza suas etapas classificatórias de 2016 com 6 etapas promovidas, com 40 rodadas disputadas, media de 51 enxadristas por etapa e 30 atletas finalistas. De acordo com a organização, a temporada 2016 superou as expectativas. Patos de Minas se destacou este ano tento participado de todas as etapas juntamente com o município de Araxá, mas com numero bem mais alto de inscritos. A cidade quer fechar o ano com chave de ouro realizando uma grande final que acontecerá em Dezembro. 

Por - Adriano Pena Ribeiro Lemos